26 de mai. de 2010

Chuva sabor chocolate. Twix apela pro viral.

A marca de chocolat Twix sempre inova com seus comerciais e anúncios inusitados e cômicos (quem não se lembra dos três rapazes do Caramelo, Biscoite, Chocolaaaaate). Dessa vez apelou para o popular Marketing Viral em que, principalmente através do ciberespaço, lança uma ideia polêmica em um meio midiático e esta se dissemine feito vírus.
O fato é que foi lançado uma nova e inovadora campanha de divulgação da marca twix, onde no blog chuvadetwix.com.br, a marca apresenta o personagem Nicolau Lourenço Ribztein Pinto, mestre em arqueologia e doutor em história antiga pela Universidade de Oxford. Ribztein Pinto apresenta-se lançando o enigma que move toda a campanha: "Olá! As primeiras informações sobre a Chuva de Twix já estão disponíveis. A história, fatos e descobertas. Entenda este incrível fenômeno! Reunirei os demais registros que tenho e os colocarei na internet. Novidades serão acrescentadas a todo momento. Acompanhe as discussões e dê sua opinião. Conto com a sua ajuda para desvendar esse enigma!" No endereço, o professor vai desenrolando evidências de que o fenômeno inusitado já ocorreu outras vezes e afirma ter indícios fortes de que o palco da próxima chuva seria o Brasil. Os sinais apresentados pelo professor vão desde dados ocultos em quadros de Leonardo da Vinci até objetos estranhos caídos do céu em pinturas rupestres.
O personagem conta também com a ajuda de perfis no Twitter (@chuvadetwix), no Facebook e Youtube para disseminar a ação. E foi confirmado que no dia 30/05/2010 as 14horas na Avenida Paulista, haverá uma chuva de Twix para quem quiser se deliciar e sair pegando chocolate pela rua.

Acontecimento que pode ser explicado pela Pscicologia do Rumor, onde se tem A=i X a ou seja, o alcance da mensagem depende do grau de importância e da ambiguidade da informação, que com certeza será de sucesso, afinal não é todo dia que se tem uma chuva assim.! Só não consegui descobri o verdadeiro motivo para tal ação de comunicação, se é apenas como forma de promoção da marca ou se está se tornando um produto do tipo Abacaxi.
Uma sacada perfeita de marketing que possível mente deixará por um certo período a marca no Top Of Mind.
Abaixo encontra-se o link no Youtube do lançamento da campanha.
http://www.youtube.com/watch?v=SCLNyGyM28c&feature=player_embedded

Dica: não esqueça o guarda-chuva.! ;)

1 Opiniões:

Unknown disse...

auhsuahsuahsa na paulista meu tinha q ser no brás, em guarulkhos, em sao matheus