22 de jan. de 2009

Tambor - Acadêmicos do Salgueiro 2009


Samba Enredo: Tambor
Autores: Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa e Tatiana Leite
Intérprete: Quinho


O som do meu tambor ecoa, ecoa pelo ar
E faz meu coração com emoção pulsar!
Invade a alma, alucina
É vida, força e vibração!
Vai meu Salgueiro... Salgueiro
Esquenta o couro da paixão
Ressoou da natureza, primitiva comunicação
Da África, dos nossos ancestrais,
Dos deuses, nos toques rituais
Nas civilizações, cultura
Arte, mito, crença e cura!
Tem batuque, tem magia, tem axé!
O poder que contagia quem tem fé!
Na ginga do corpo, emana alegria
Desperta toda energia
No folclore, a herança
No canto, na dança, é festa, é popular
Seu ritmo encanta, envolve, levanta...
E o povo quer dançar!
É de lata, é da comunidade
Batidas que fascinam
Esperança social, transforma, ensina!
Ao mundo deu um toque especial
É show, é samba, é carnaval!
Vem no tambor da Academia
Que a Furiosa bateria vai te arrepiar!
Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiroSalve o Mestre do Salgueiro



Tambor.!

Palavra mega forte, força tão grande que me conquistou só em ver suas letras. Sentiu? Tambor.
Nesse ano de 2009 a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro que tem como Presidente Regina Duran e carnavalesco Renato Lage apresentam no dia 23 de Fevereiro de 2009, segunda-feira, seu desfile com o enredo "Tambor". A escola vem falando da história do Tambor, percurssão e também homenageia Mestre Louro, que por 31 anos comandou a bateria - conhecida como Furiosa.
Comparado com outros enredos das escolas de samba nota-se diferenças, em especial no tamanho do enredo, Tambor, que com apenas 6 letras traz um mundo de palavras, pensamentos e sensações em seu samba. Tantas outras escolas com belíssimos discursos como enredo e a Salgueiro com um tão pequeno vai rumo as cabeças no carnaval 2009 com vontade de ser campeã, palavra pequena e com tamanha grandiosidade assim como o enredo.
Minha paixão pelo Carnaval começou especificamente no final de 2006 quando pela primeira vez fui a Passarela do Samba, contudo, desde criança o samba corre em minhas veias. Influência de meu pai que sempre acompanhava comigo os desfiles pela TV. Mas isso fica pra um próximo capítulo.
E a paixão pelo Tambor em si aconteceu em meados de Janeiro de 2008 assistindo e participando do ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi da Nenê de Vila Matilde que falava sobre o folclore nas regiões do Brasil. Alí começou o fascínio pelo barulho estridente e profundo de um Tambor e admiração por aqueles bravos guerreiros como leões que por mais de uma hora usam seus fortes braços pra batucar o coração de seus espectadores.
Mais específicamente o fascínio pelo Surdo, que de surdo nao tem nada, que é um tipo de tambor grande que fica pendurado no pescoço do músico, é como se fosse o coração da bateria, marca a pulsação da música e mantém o ritmo até o fim do desfile. E nos conhecemos num forte refrão " Que som é esse Que cadência diferente Protegida pelos deuses Me responda quem vem lá Eu sou Nenê da culinária batucada e carnaval" quando suas batidas e as do meu coração se uniram como se fosse um só. E ainda me lembro como se fosse ontem aquele velho de boné virado pra trás na cabeça tocando surdo, o suor correndo pelo rosto e seu braço subindo e descendo no mais forte dos movimentos. Seus olhos fixos na platéia e seu sorriso se sentindo como se fosse o mais famoso no mundo das estrelas.
A partir deste dia sempre me atentei aos tambores das baterias e quem sabe um dia eu até estejá lá conquistando outros corações com minha batida.
Já ia me esquecendo de falar dessa bela imagem. Foto perfeito que expressa totalmente o que a escola vai apresentar.
Bom está explicado agora a minha preferência pelo Salgueiro neste ano. Infelizmente não poderei presenciar de perto tal espetáculo, mas tenho a certeza que mesmo de tão longe minhas emoções estarão em cada batucada da Bateria Furiosa.

Tambor...O ritmo que contagia quem tem como Samba sua paixão.


Ps: Se puder ouça a música de fundo do site do Salgueiro, infelizmente não pude colocar aqui, mas é muito boa! http://tambor.salgueiro.com.br/Index.asp

3 Opiniões:

Anônimo disse...

Vc é fascinado por tambores neh magrelo? Vou batucar na sua cuca depois. hehehe...

Ah, esse post nao eh akele q falei nao viu (no meu blog). Fiquei com preguiça d escrever o q tinha comentado, ae repostei esse. ^^

Essa escola se for pra avenida do jeito q to imaginando... vai ser mara!

MARA!

kKk...

Unknown disse...

Tucuticututucutucucucucucu

q amor em
passando pra dxa um bj,adorei este negócio aki em
bom carnaval
t amodoro saudadsss

Xikaaaaaa

Jeffão [MDP] disse...

Qual é o povo que não bate o seu tambor?

Enredo fodastico... é o desfile que mais espero pra ver no Rio.... sera Oteeemoooooooo